Monday, February 25, 2008

bens

va bene... há bens e bens...
(in english)

ESSENTIAE SVFFICIT EST

"não há jogo possível no amor,

porque não há adversários e,
sobretudo não há perdedores"

...necessário é saber SE JOGAR !


...casa, carro, móveis, fogão, geladeira, pratos, e as pratarias, as louças, cristais, e talheres, e TV, e DVD, computador, pendrives, HDs, outro computador, laptop, notebook, notepad, microondas, mp3, mp4, mp1000, máquinas, muitas máquinas, máquina de costura, e máquina fotográfica, máquinas de lavar, de lavar isso, aquilo e aquilo outro, e telefones, outros aparelhos de som, aparelho de barba, outra casa, mais uma, uma no campo, ...e animais, e cavalos, vacas, galinhas, avestruzes, porcos, pastos e terra... e mais terra, e terras, e terrenos, terrenos, outra casa, mais uma, uma na praia, jet-sky, uma lancha, barco, canoa, ...e outro fogão, outro carro, outro som, outra cerca elétrica, e mais outros cadeados e outras grades... e os títulos, título do clube, títulos de ações, títulos de nobreza, títulos de poder, e funcionários, e serviçais, e empregados, ...e ouro, e dinheiro, e numerários, numerários, e lucros, e dividendos... e outros números... wow! ...que valores! ...e que valor tem tudo isso? tudo que dá pra contar, tudo que dá pra ganhar, tudo que dá pra comprar, pra perder, pra adquirir, pra possuir...

...talvez o único bem de valor seja mesmo a alma... seu infinito conteúdo, sua maleabilidade... esse paradoxo entre a mais absoluta vulnerabilidade dentro da mais protegida fortaleza, ...por trás da dura casca... algo fragil e incorruptível! ...e sua massa disforme, mutante e irregularmente distribuída e redistribuível sobre uma estrutura constante e imutável, um cerne que não se sabe muito bem como veio a ser, onde ou quando se forma, mas que existe, ...e esse todo-alma ...sempre numa quieta ebulição occorrendo num espaço interno absurdamente maior que o invólucro que a contém, ...não Pessoa, não! ...há um erro em sua afirmação, ...tudo vale a pena porque nenhuma alma é pequena!!! ...e o seu alimento, seu combustível, sua liga, sua cola, sua massa essencial é o amor! ...a robustez de uma alma é diretamente proporcional ao amor que por ela circula! ...interessante, ...não tem pra comprar ali na esquina! e nem em lugar algum! nem da grande, nem da (supostamente) pequena, nem nova, nem usada, nem da branca, nem da preta, nem tem opção de cor, nem de marca, nem de tipo, nem da boa, nem da má, ...simplesmente não tem pra comprar!!! ...alguns faustamente até se iludem achando que podem vendê-la, em troca de algo, mas não podem, porque ninguém pode comprá-la, ...mas tão somente corrompê-la! (humm... porém este é um outro assunto, para uma outra hora)

...no entanto, ela pode ser doada, dada, espalhada, dividida ou multiplicada... mas só através do amor e da arte, e aqui chegamos à essência do que queria dizer quando comecei a escrever este texto, ...enquanto me preparo pra voltar a ministrar aulas de arte, comecei a avaliar o que esta coisa significaria para mim ...a única possibilidade da arte, função, razão, utilidade, ...a única coisa que faz sentido em arte, para mim, vem dessa possibilidade de através da arte, transmitir algo da alma ...tentar desvendar algo do mistério da alma humana e, através de uma manifestação qualquer, mas que seja absolutamente necessária ...produzir numa doação generosa, alguma revelação do oculto, do obscuro, do latente, do imperceptível ou invisível, ...aquilo que só pode ser transmitido através da Arte e do Amor... a essência da Alma.

viu bem, meu bem?

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home